• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

Boêmios de Tabira relembram novela ‘Tieta’, inspirada em Jorge Amado

quarta-feira, 5 de março de 2014

Bloco ‘Cavalheiros da Rosa Mística’ começou a sair às ruas em 1995.
Há três anos, mulheres também acompanham os foliões pela cidade.



Do G1 Caruaru
Grupo sai às ruas da cidade sempre na segunda de Carnaval. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Grupo sai às ruas da cidade sempre na segunda
de Carnaval. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
O bloco “Cavalheiros da Rosa Mística” sai às ruas todos os anos no carnaval de Tabira, no Sertão pernambucano. Formado por boêmios do município, o grupo faz referência à reunião homônima apresentada ao público televisivo por “Tieta” (1989), novela da Rede Globo inspirada na livro do baiano Jorge Amado.
Apesar da antiga amizade e da convivência na boemia, os homens só começaram a desfilar em 1995. “Esse grupo veio crescendo, evoluindo. Um grupo unido, como sempre, só que com uma novidade, porque o grupo saía na segunda-feira [de Carnaval] pela manhã, mas, pela questão da temperatura e pessoas de idade, resolvemos neste ano sair à noite”, conta o professor Beton Amorim, um dos fundadores.
A tradição perpassa gerações, porém, para ser um deles, não basta ser apenas dado à folia. “Nós usamos o critério de roupa branca. Sempre calça branca, sapato branco, cinto branco e terno branco, além da amizade que a gente constitui com o povo do dia a dia. E as damas também, que estão participando do nosso carnaval”, explica o comerciante Érico Amorim, sobrinho e “herdeiro folião” de Beton Amorim.
Resguardada pelos cavalheiros, vêm as damas com trajes que também remetem àquela novela da Rede Globo. “Esse bloco tem uma qualidade muito boa e em todo ano a gente perguntava: ‘Por que nós mulheres não fazemos parte do grupo?’ Aí, faz três anos que nós começamos e, se Deus quiser, vamos continuar. É um dos blocos mais bonitos do carnaval de Tabira”, contou Genedy Brito, vice-prefeita do município.
Fotos registram o surgimento do grupo inspirado nos boêmios de Tieta. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Fotos registram o surgimento do grupo inspirado nos boêmios de Tieta. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot