• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

“TODOS POR BROTAS”: NÚMEROS IMPRESSIONAM. 31 MIL TONELADAS DE TERRA FORAM RETIRADAS DA BARRAGEM

domingo, 22 de setembro de 2013

A participação da sociedade e a solidariedade dos municípios foram os pontos altos do mutirão de desassoreamento e limpeza da barragem de Brotas. Durante todo o Domingo (22), 60 máquinas trabalharam na limpeza da barragem, dentre caminhões caçamba, retroescavadeira, trator de esteira, PC e motoniveladora.
 As máquinas foram cedidas pelo Governo de Pernambuco e por 19 municípios do Pajeú e de outras regiões do Estado. Além da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, também colaboraram com máquinas as Prefeituras de Arcoverde, Brejinho, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo, Tuparetama, Custódia e Calumbi.

 A iniciativa privada também colaborou. As empresas Rostale, Novo Pernambuco, JR Locações e o empresário Josa, cederam máquinas, em uma grande demonstração de força, união e solidariedade em torno da Barragem de Brotas.

 Até o final do dia, haviam sido retiradas 602 caçambas de terra, o que representa mais de 6.700 toneladas da terra retiradas. Desde o início da operação, que continuará nas próximas semanas, foram retiradas 31.360 toneladas de terra e pedras do leito seco da barragem.
 Histórico - A Barragem de Brotas começou a ser construída em 1975, pelo então Governador Eraldo Gueiros Leite. Brotas foi inaugurada em 1977, pelo Governador de Pernambuco à época, Moura Cavalcanti. Com capacidade inicial para armazenar 25 milhões de metros cúbicos de água, Brotas conta hoje, por conta do assoreamento, com capacidade de armazenamento reduzida para 19,6 milhões de metros cúbicos. Abastecendo Afogados da Ingazeira e Tabira, a situação da barragem é desesperadora, com menos de 4% de água armazenada (Dados da APAC - Agência Pernambucana de Água e Clima)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot